FEATUREDTecnologia

Grandes empresas de tecnologia desenvolvem padrão de rede de IA, mas sem a participação do grande player Nvidia.


Grandes empresas de tecnologia, incluindo Meta, Microsoft, Advanced Micro Devices e Broadcom, anunciaram na quinta-feira que desenvolveram um novo padrão da indústria para redes em centros de dados de IA, o mais recente esforço para quebrar a dominância do líder de mercado Nvidia. O “Ultra Accelerator Link” é uma tentativa de estabelecer um padrão aberto para comunicação entre aceleradores de inteligência artificial – sistemas que podem ajudar a processar as vastas quantidades de dados utilizados em tarefas de IA.

A Nvidia, o maior jogador no mercado de chips de IA com uma participação de cerca de 80%, não faz parte do grupo. Gigantes da tecnologia como Google e Meta estão ansiosos para reduzir sua dependência da Nvidia, cujo negócio de redes é uma parte essencial do pacote que permite sua dominância em IA. O principal rival da Broadcom no mercado de redes e chips personalizados, a Marvell Technologies, não faz parte do grupo.
“As empresas afirmaram em comunicado que uma especificação da indústria se torna fundamental para padronizar a interface para aplicações de IA e Machine Learning, HPC (computação de alta performance) e nuvem para a próxima geração de centros de dados de IA e implementações.”

As empresas de tecnologia estão investindo bilhões de dólares no hardware necessário para suportar aplicações de IA, impulsionando a demanda por centros de dados de IA e os chips em que operam.

O grupo Ultra Accelerator Link projetou especificações que governam as conexões entre diferentes aceleradores em um centro de dados. As especificações estarão disponíveis no terceiro trimestre de 2024 para empresas que se juntem ao Consórcio Ultra Accelerator Link (UALink).